A morte de Vida Alves, atriz pioneira da TV brasileira, completa nove anos neste sábado (3). Mineira de Itanhandu, a artista protagonista da primeira novela do país, "Sua Vida Me Pertence" (TV Tupi, 1951) nos deixou aos 88 anos em decorrência de falência múltipla dos órgãos.
Foi naquela trama, na qual fazia par romântico com Walter Forster (1917-1996), que Vida fez história mais uma vez ao dar o primeiro beijo da novela brasileira no ator e diretor. O momento de romantismo, um "selinho", nunca pode ser revisto.
Primeiro porque as transmissões eram ao vivo e segundo porque relatos apontaram que os fotógrafos não quiseram registrar o momento. A alegação? Era algo indecente na opinião dos profissionais.
Mas você sabia que um outro beijo de Vida também fez história na TV? O Purepeople te conta!
Bem antes de Luciana Vendramini e Giselle Tigre em "Amor & Revolução" (SBT, 2011) e Thiago Fragoso e Mateus Solano em "Amor à Vida" (Globo, 2014), Vida Alves protagonizou também o primeiro beijo da TV brasileira entre artistas do mesmo sexo.
Isso ocorreu em 1966 na mesma TV Tupi, extinta em 1980, no teleteatro "Calúnia" e envolveu ainda Geórgia Gomide (1937-2011). "Um beijo para a época era um escândalo, pois nem nas ruas ele era usual. Na história, que Walter quis chamar de novela, eu dei um único beijo que só aconteceu no último capítulo. Os beijos naquela época eram muito mais românticos do que sensuais", explicou Vida ao "O Globo" de dezembro de 2001.
Quatro anos anos, ao "O Estado de S.Paulo", Geórgia indicou que não classificava a situação como "beijo". "Só tocamos os lábios", resumiu a atriz. "Não demos bola às críticas e ficou nisso", completou Vida, recém-casada na época do beijo em "Sua Vida...".
"O beijo foi muito inocente e bem rápido, de nossa parte não houve nenhum problema", apontou. "Defendia que o beijo seria um ato de amor e não uma facada ou uma morte. Levou quase uma semana e o beijo saiu", recordou Walter também para a revista "Abert" em junho de 1991.
player2